top of page

JAPÃO: MÊS A MÊS

Updated: Jul 1, 2023

QUER CONHECER O JAPÃO MAS ESTÁ EM DÚVIDA PARA DECIDIR QUAL É O MELHOR MÊS PARA VISITAR O PAÍS? ENTÃO LEIA A DESCRIÇÃO ABAIXO:



JANEIRO

Hie Shrine, Tokyo

O Ano Novo japonês é um dos feriados mais importantes no país. Muitas lojas e atrações turísticas como museus podem estar fechadas entre 29 de dezembro até 3 de janeiro. É tradição fazer a primeira visita do ano, conhecido como hatsumode (初詣), à um templo ou santuário durante a primeira semana. Por isso, os templos e santuários ficam sempre bem cheios nessa época.

É inverno no Japão, o mês mais frio no Japão, tempo seco, muitas árvores sem folhas e dias curtos, já que começa a escurecer cedo (entre 16:30 e 17:00 em Tokyo). É uma boa época para ver neve nas regiões montanhosas e ao norte do Japão. Há ótimas estações de esqui nas províncias de Hokkaido, Nagano e Niigata e é a melhor época para ver neve acumulada na vila de Shirakawago (Gifu), perto de Takayama.

Fonte: NOAA

O começo do ano também é uma das melhores épocas para fazer compras. Muitos estabelecimentos abrem dia 2 ou 3 de janeiro com super promoções, o hatsuuri seeru (初売りセール, promoção das primeiras vendas), e vendas do fukubukuro (福袋) que é a sacola da felicidade com produtos que se somados os seus preços originais, a sacola sai muito mais barata (às vezes algumas lojas começam a vender em dezembro mesmo).


Os torneios de Sumo acontecem todos os anos nos meses de janeiro (Tokyo), março (Osaka), maio (Tokyo), julho (Nagoya), setembro (Tokyo) e novembro (Fukuoka).


Destaque para: Nozawa Fire Festival em Nozawa Onsen (Nagano). Mais informações sobre outros festivais em janeiro aqui.

FERIADOS: 1 à 3 - Ano Novo; Segunda segunda-feira do mês - Dia da maioridade (Seijin no Hi 成人の日).



FEVEREIRO

Sapporo, Hokkaido e Motosu Lake, Yamanashi

O clima é, como em janeiro, com temperaturas baixas, tempo seco e dias ainda curtos (escurecendo entre 17:00 e 17:30 em Tokyo). Assim como em janeiro, é uma boa época para aproveitar os esportes de inverno ou ver neve acumulada na vila de Shirakawago (Gifu).

Fonte: NOAA

Apesar de ser inverno, as flores de ameixa, ume, começam a florescer em Tokyo e outras regiões. Além disso, é possível ver uma espécie de cerejeira que floresce em fevereiro, chamada kawazuzakura. Elas florescem principalmente na cidade de Kawazu (Shizuoka) e na região de Miura Kaigan (Kanagawa).


Destaque para: Snow Festival em Sapporo e Otaru (Hokkaido), Kawazu Cherry Blossom Festival em Kawazu (Shizuoka), Miura Kaigan Cherry Blossom Festival em Miura (Shizuoka), Nagasaki Lantern Festival em Nagasaki e Ume Festival em várias cidades. Mais informações sobre outros festivais em fevereiro aqui.

FERIADOS: 11 - Dia da Fundação Nacional (Kenkoku Kinenbi 建国記念日); 23 - Aniversário do Imperador.



MARÇO

Loja em Ginza (Tokyo) e Koganei Park (Tokyo)

O clima começa a ficar menos frio. Ao norte do Japão e regiões montanhosas ainda é possível fazer esportes de inverno, enquanto em algumas regiões as flores de cerejeiras, sakura, já começam a brotar. Para saber a previsão da floração, recomendo este site (começa a ser atualizado em janeiro). As flores de ameixa ainda estão floridas até o começo do mês em Tokyo ou até mais em outras regiões.


Fonte NOAA

Final de março até o começo de abril, temos as férias escolares. Por isso é um período bem movimentado nos aeroportos e estações de trem-bala com japoneses viajando e estrangeiros que vem ao Japão para ver as cerejeiras. Mas é a melhor época para ver as cerejeiras no Japão.


Destaque para: os festivais de Hinamatsuri até o começo do mês e os festivais de cerejeiras espalhados por todo o Japão. Mais informações sobre outros festivais em março aqui.

FERIADO: 20 - Equinócio de Primavera.



ABRIL

Egawa Seseragi, Kanagawa e Hitachi Seaside Park, Ibaraki

Final de março até começo de abril é a melhor época para ver as cerejeiras no Japão. Há muitos festivais das cerejeiras pelo país. Após a florada das cerejeiras somei yoshino, a espécie mais comum de cerejeira, é ainda possível ver outros tipos de cerejeiras no parque Shinjuku Gyoen (Tokyo).

Esse período também coincide com as férias escolares. O tempo está mais agradável. Além das cerejeiras, as tulipas também florescem em parques como Showa Kinen Park (extremo oeste de Tokyo) e Hitachi Seaside Park (Ibaraki).


Fonte NOAA

Dia 29 de abril é feriado de Showa e início do feriado prolongado de Golden Week que termina dia 5 de maio com os Dia das Crianças. Muitas fábricas e empresas emendam esses dias podendo chegar a 10-12 dias de recesso dependendo do calendário. No início e final do feriado, os trens-bala ficam sempre cheios, portanto recomendo fazer as reservas dos assentos logo ao chegar no Japão.


Destaque para: Kanamara Matsuri, festival da fertilidade, em Kawasaki (Kanagawa), Inuyama Matsuri em Inuyama (Aichi) e Takayama Matsuri em Takayama (Gifu). Para mais informações sobre outros festivais que acontecem em abril aqui.

FERIADO: 29 - Aniversário do imperador da era Showa.


MAIO

Kitakami, Iwate e Yokohama English Garden, Kanagawa

O começo do mês é marcado pelo feriadão de Golden Week, que teoricamente termina dia 5 de maio com o feriado do Dia das Crianças, mas que pode ser emendado até o domingo. No sul do Japão já começa o período das chuvas conhecido como tsuyu.


Fonte NOAA

Ainda é primavera, mas praticamente não é mais possível ver as cerejeiras, talvez ainda estejam floridas ao norte do Japão. Para saber a previsão da floração, recomendo este site (começa a ser atualizado em janeiro).

Maio é o melhor mês para apreciar as rosas e recomendo o parque Yokohama English Garden (Kanagawa). Mas se você estiver passando por Yoyogi Park ou Shinjuku Gyoen (ambos em Tokyo) ou Yamashita Park (Kanagawa), vale a pena procurar pelas rosas.


Destaque para: Sanja Matsuri, um dos maiores festivais japoneses, em Asakusa (Tokyo). Para mais informações sobre outros festivais que acontecem em maio aqui.

FERIADOS: 3 - Dia da Constituição; 4 - Dia do Verde; 5 - Dia das Crianças.


JUNHO

Yokohama English Garden, Kanagawa e Oishi Park, Yamanashi

Junho é o período das chuvas, conhecido como tsuyu, em praticamente todo o Japão, exceto em Hokkaido ao norte do país. Não chove todos os dias, mas o tempo pode ficar meio nublado. A duração e a intensidade das chuvas varia a cada ano. Já estamos no verão, então o clima começa a esquentar e os dias ficarem mais longos (escurecendo entre 18:45 e 19:00). É o melhor mês para apreciar as hortênsias e as lavandas (em Hokkaido, é melhor ver as lavandas em julho).


Fonte NOAA

Destaque para: Otaue Shinji, um festival para celebrar o plantio de arroz, em Osaka e o Sanno Matsuri, festival que acontece nos anos pares em Tokyo. Algumas imagens de Junho para apreciar aqui. Para mais informações sobre outros festivais que acontecem em junho aqui.

FERIADOS: Não tem.


JULHO

Monte Fuji, Yamanashi e Mitama Matsuri, Tokyo

O período das chuvas, conhecido por tsuyu, termina geralmente no meio de julho. O clima está úmido e quente na maior parte do Japão, exceto talvez por Hokkaido. A temporada de escalada ao Monte Fuji começa em julho (mais detalhes neste site). O começo do mês é a melhor época para aproveitar as praias de Okinawa, já que as férias escolares no Japão iniciam no final do mês e não ocorre tantos tufões como nos meses seguintes. No final do mês, acontecem os festivais de verão e show de fogos.


Fonte NOAA

Destaque para: Gion Matsuri em Kyoto, Tenjin Matsuri em Osaka, Mitama Matsuri e Sumidagawa Hanabitaikai em Tokyo. Para mais informações sobre outros festivais que acontecem em julho aqui.

FERIADOS: 20 - Dia do Mar (海の日, mas essa data foi alterada para o dia 22 em 2021 por conta das olimpíadas); 23 - excepcionalmente para as olimpíadas em 2021).



AGOSTO

Toro Nagashi, Hiroshima e Tokyo Bay, Tokyo

É o mês mais quente e úmido em todo o Japão. Um lugar popular nessa época para fugir do calor quase insuportável é Hokkaido, ao norte do país. Recomendo beber muito líquido e ingerir comidas leves pois são muitos casos de insolação nessa época.


Fonte NOAA

Muitos festivais de verão e show de fogos acontecem em todo o país. É o mês das férias escolares e ainda temos outro feriado muito importante, o Obon, tirado na semana do dia 14-16, às vezes emendado com o feriado do Dia da Montanha. A temporada de escalada ao Monte Fuji já está aberta desde julho (mais detalhes neste site).


Destaque para: os festivais de verão da região mais ao norte do Japão como o Nebuta Matsuri em Aomori e o Tanabata Matsuri em Sendai (Miyagi). Tem também Awa Odori em Tokushima. Além desses cito ainda, Chugen Mantoro em Nara e Toro Nagashi em Hiroshima. Para mais informações sobre outros festivais que acontecem em agosto aqui.

FERIADOS: 11 - Dia da Montanha (transferido para o dia 8 em 2021 por conta das olimpíadas, e como todo feriado que cai em um domingo é transferido para a segunda-feira, dia 9 é feriado em 2021); 14 à 16 - Obon tradição em homenagem aos ancestrais (feriado facultativo).


SETEMBRO

Hidaka, Saitama e Ryogoku, Tokyo

O clima ainda pode ser quente no começo do mês, mas não tão úmido quanto agosto. A temporada de tufões tem pico em agosto e setembro, na maioria das vezes atingindo as regiões de Okinawa, Kyushu e Shikoku. Mas não é raro chegarem até Osaka ou Tokyo, como aconteceu em 2018 inundando o aeroporto internacional de Kansai e em 2019 destruindo algumas casas e construções na província de Chiba. Felizmente, após a chuva e ventos fortes provocados pelo tufão, temos um dia simplesmente lindo.


Fonte NOAA

Os torneios de Sumo acontecem todos os anos nos meses de janeiro (Tokyo), março (Osaka), maio (Tokyo), julho (Nagoya), setembro (Tokyo) e novembro (Fukuoka).

O hanabi, festival de fogos de artifício, é mais comum em julho e agosto, mas na cidade de Atami, em Shizuoka, tem em todas as estações do ano, inclusive no inverno. O hanabi de setembro acontece dia 22 este ano. Para outras datas veja este site em japonês.


Destaque para: Kitazawa Hachiman Matsuri em Tokyo e Danjiri Matsuri em Kishiwada (Osaka). Para mais informações sobre outros festivais que acontecem em setembro aqui. E neste link tem algumas paisagens para apreciar em setembro.

FERIADOS: Terceira segunda feira do mês - Dia do Idoso; 23 - Dia do Equinócio de Outono.


OUTUBRO

Hitachi Seaside Park, Ibaraki e Tokyo Disneyland, Chiba

O clima está bem agradável para visitar o Japão, pois não está mais tão quente e úmido. Apesar do pico da temporada já ter passado, um tufão pode se formar e atingir o Japão até metade do mês. As árvores começam a mudar de cor nas regiões montanhosas como em Nikko e na região de Tohoku e Hokkaido. Para quem gosta de paisagens diferentes, recomendo ver as kochias no parque Hitachi Seaside Park (Ibaraki).


Fonte NOAA

Destaque para: os desfiles de Halloween em Shibuya (Tokyo) e Kawasaki (Kanagawa). Tem Takayama Matsuri, que acontece também no mês de abril em Takayama (Gifu) e Tsuchiura Hanabi Taikai, é uma competição de fogos de artifício, em Tsuchiura (Ibaraki). Para mais informações sobre outros festivais que acontecem em outubro aqui.

FERIADO: Segunda segunda-feira do mês - Dia dos Esportes (Taiiku no Hi 体育の日)


NOVEMBRO

Kyomyoji, Kyoto e Kawaguchiko, Yamanashi

É um dos melhores meses para visitar o Japão pois o clima está bem agradável. As folhas de outono já podem ser vistas nas cidades. As folhas atingem o auge das cores mais para o final do mês em Kyoto, Tokyo e arredores. As folhas amarelinhas de Ginkgo biloba também podem ser vistas no meio até final do mês e dependendo da temperatura, até comecinho de dezembro.


Fonte NOAA

Destaque para: Autumn Festival no Meiji Shrine (Tokyo). Para mais informações sobre outros festivais que acontecem em novembro aqui.

FERIADOS: 3 - Dia da Cultura (Bunka no Hi 文化の日); 23 - Dia do Trabalho.


DEZEMBRO

Meiji Jingu Gaien Stadium, Tokyo e Caretta Shiodome, Tokyo

Em dezembro começa a esfriar bem e a escurecer mais cedo (às 16:30 em Tokyo). Muitas árvores estarão sem folhas, mas a iluminação de natal e final de ano dão um charme especial. A temporada de esqui começa neste mês. Dia 25 de dezembro não é feriado no Japão, mas existe um outro feriado importante de final/início de ano, em geral começando dia 29 de dezembro até dia 4 de janeiro. Muitos comércios e atrações como museus fecham.


Fonte NOAA

Ainda é possível ver as folhas de outono em alguns lugares em Kyoto e as folhas amarelinhas de Ginkgo biloba até no máximo comecinho do mês (vai depender se demorar para esfriar).

Apesar do Japão não ser um país cristão, o Natal tem um forte apelo por aqui. É possível visitar algumas feirinhas e decoração de natal em Tokyo e arredores.

Para mais informações sobre onde passar a virada do ano no Japão, leia este post.

Destaque para: Chichibu Yomatsuri em Chichibu (Saitama), Asakusa Kannon Hagoita-ichi em Asakusa (Tokyo) e as iluminações de final de ano. Para mais informações sobre outros festivais que acontecem em dezembro aqui.

FERIADOS: 29-31 - final do ano.

0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page