top of page

SEGURO DE VIAGEM PARA O JAPÃO

Updated: Feb 5, 2023

A embaixada do Japão recomenda a contratação de um seguro de viagem internacional, que ofereça cobertura suficiente dos custos de tratamento, com assistência para referências hospitalares, interpretação médica e atendimento médico sem necessidade de pagamento ao hospital.


As despesas médicas no Japão são muito caras? Sim, os preços variam de acordo com cada clínica ou hospital, mas para você ter uma idéia, o site Japan Healthcare Info recomenda levar para a primeira consulta 20,000 yen se for em clínica, ou 20,000 yen à 50,000 yen se for um hospital (caso você não tenha seguro de saúde japonês ou esteja no Japão só de passagem). Outro dia fiz limpeza dentária e paguei 3,150 yen com o seguro de saúde japonês. Isso significa que o valor total da consulta foi 10,500 yen (uns 100 dólares - cotação 1 dólar a 104 yen), já que pagamos apenas 30% dos custos usando o seguro.



O QUE CONSIDERAR AO CONTRATAR UM SEGURO DE VIAGEM:

Definir Cobertura Além de definir a cobertura das despesas médicas, verificar se o seguro de viagem cobre também:

  • Esportes radicais, se estiver nos planos esquiar ou escalar o Monte Fuji;

  • Gestantes ou pessoas acima de 70 anos (o preço costuma ser diferenciado para esses casos);

  • Despesas farmacêuticas;

  • Tratamento odontológico;

  • Indenização em casos fatais ou invalidez;

  • Internação hospitalar;

  • Assistência jurídica, usada muitas vezes em caso de acidentes de trânsito, ou se alguém prestar uma queixa contra o viajante;

  • Extravio de bagagem, muito recomendado já que não existem vôos diretos do Brasil ao Japão;

  • Cancelamento de viagem, em casos como acidente a caminho do embarque, perda de documentos ou não admissão no país de destino, etc.

  • Entre outros serviços.

Comparar preços e cobertura Pesquise bastante e não considere apenas o preço. Às vezes, um seguro pode ser um pouquinho mais caro e ter uma cobertura bem mais ampla.

Seguro de Viagem ou Assistência de Viagem Os dois serviços são conhecidos como seguro de viagem, mas existe uma grande diferença: A assistência de viagem arca com todos os custos do atendimento dentro dos limites previstos no contrato. O viajante deve entrar em contato antes do atendimento para receber instruções e então ser encaminhado para a clínica/hospital indicado pela assistência/seguradora.

Com o seguro de viagem, o viajante paga todas as despesas médicas para depois ser reembolsado, também dentro dos limites do contrato. Por isso é muito importante guardar comprovantes das despesas médicas, laudos, notas fiscais ou outro documento que comprove os gastos.

Dica: Estando em um país diferente, o mais indicado seria ter uma assistência de viagem para receber indicações de hospitais e clínicas que estão mais aptas à receber viajantes estrangeiros. Aqui tem mais dicas sobre seguro de viagem.


ONDE CONTRATAR UM SEGURO DE VIAGEM?

Os seguros de viagem podem ser contratados em empresas de seguro, no próprio banco do viajante, na companhia aérea escolhida para a viagem, no site onde a compra da passagem foi realizada, em agências de turismo ou nas operadoras de cartão de crédito caso tenha comprado as passagens. Todos os serviços podem ser contratados diretamente no site das empresas.


Conversando com alguns seguidores do “Conhecendo Japão" que precisaram usar o seguro de viagem no Japão, eles citaram as seguintes empresas: Assist Card e Safety Card. O site "Melhores Destinos" fez uma lista com os melhores seguros aqui.


Não tenho experiências com seguros de viagem, mas quando morei na Coréia, tínhamos o seguro de saúde internacional da Allianz, além do seguro nacional coreano. Muito bom e recomendo, pedi reembolso dos meus gastos com pré-natal e parto. Vi que eles possuem o seguro de viagem também, o Allianz Travel, que está entre as maiores empresas de seguros. Outro seguro de viagem que já ouvi falarem bem é o do World Nomads que tem cobertura até para furtos. Na minha próxima viagem internacional, vou fazer seguro com eles.


MUITO IMPORTANTE! DEIXAR ANOTADO TODOS OS MEIOS DE CONTATO COM A SEGURADORA EM CASO DE EMERGÊNCIA OU SITUAÇÃO QUE PRECISE DE ASSISTÊNCIA MÉDICA. JÁ LI CASOS EM QUE O VIAJANTE TENTOU ENTRAR EM CONTATO COM A EMPRESA QUE VENDEU O SEGURO E NÃO COM OS CANAIS DE EMERGÊNCIA, ASSIM NÃO CONSEGUINDO ASSISTÊNCIA DURANTE A VIAGEM.

0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page